segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ANGOLA TERRA PROMETIDA PARA SEMPRE...

14 de Junho 1972 a Julho 1973- aquartelamento de Zemba - Norte de Angola- Dembos.
Julho 1973  a Agosto 1974 -Aquartelamento Ponte de Zádi- nos arredores de Maquela do Zombo.
Eis algumas fotos destes locais:



Este meu blogue tem sido dedicado á "aventura" que foi a minha presença na guerra colonial 1961/1974. Coloquei aqui algumas das minhas impressões pessoais, partilhei os meus pensamentos e ideias, incluindo a minha perspetiva muito prória, sobre o que justificava ou não este evento que grandes repercussões teve na vida dos portugueses, em especial os da "60th" geração!
Decidi encerrar estas minhas "memórias", localizando no espaço angolano a minha passagem física e ficar com a minha consciência mais calma, e desejando firmemente que Angola cada vez mais encontre o seu rumos com Nação nova, ou renovada, nestes tempos modernos do início do século XXI.
Os seus cidadãos merecem-no!
Jorge Madureira- ex- Furriel Mecânico da C-ªCaçadores 3535-Bat- 3880.

domingo, 17 de abril de 2011

O SILVA DAS TRANSMISSÕES...



Há dias encontrei o Silva que foi meu companheiro na C.Caç. 3535- Na especialidade da Transmissões, foi o homem que tratou que toda a comunicação se processasse em boas condições! Natural de Santarém, arranjou-me um contacto de uma amiga sua conhecida em Póvoa de Santarém e que ia sendo o meu destino como companeira de vida se esse mesmo destino não me tivesse trocado as voltas!
Já muitos anos depois o ter visto na minha cidade de Matosinhos, fiquei a saber que por cá se tinha instalado e criado familia.
Dedicado ao negócio das antenas parabólicas e outras variantes da transmissão da televisão por cabo, há dias acabamos por nos encontrarmos numa grande superficie e pusemos a conversa em dia! Vive os dias da crise económica que por cá se vai passando e lutando dia a dia sempre com um sorriso nos lábios, proprios de um santareno que não se deixa vencer pelas adversidades! E assim é que é!
Ex-Combatentes que ainda combatem numa espécie de guerra onde também não se consegue ver muito bem a cara do inimigo e muito mais perverso do que os antigos "combatentes da libertação colonial".
Mas vivos que é o que interessa! O resto logo se verá!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

DIA DE ANIVERSARIO...61 ANOS DE VIDA!


Pois é Amigos, aqui estou eu a (re)começar a década de 60!!!
E faço-o com muito gosto de viver!
Sem grandes ansiedades e dando graças á Vida!
E que o seja por muitos e mais anos!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

OS MORTOS DA NOSSA HISTÓRIA COLONIAL... A VERGONHA ESCONDIDA!



Eu como ex-combatente sinto uma revolta pela insensibilidade dos nossos sucessivos governantes em relação ao modo como deveriam e podiam tratar este sensível processo! Não quero acreditar que não haja meios financeiros disponíveis para o levar a cabo! Eu acredito que seja desinteresse e desconhecimento do que está em jogo!
Se necessário fossem, voluntários para no terreno para executar esta obra das nossas memórias colectivas, era só dizer e não faltariam meios humanos! Eu próprio era capaz de o fazer...
Neste caso Moçambique, mas também em Angola seria digno um trabalho destes em cooperação com os governos Moçambicano e Angolano, um final sério já que quer queiramos ou não a História está feita e não vale a pena fingir de que estes eventos não aconteceram!
Seria o mínimo que Portugal poderia fazer para encerrar esta ciclo histórico!
Pensem nisso senhores que mandam neste País!

domingo, 16 de janeiro de 2011

O RETORNO ÁS MEMÓRIAS... ANGOLA TERRA DE PAIXÕES!


Pois é, a minha vida não tem permitido escrever aqui neste espaço tão especial para mim, e mais porque acho que faltam muitos temas a a relembrar e partilhar por todos os que se dignam até vir!
Vou centrar as próximas prosas, nas minhas primeiras férias em Julho de 1973, quando fui de Luanda até Porto Alexandre, numa viagem plena de recordações e de gratas surpresas na descoberta da outra Angola, que parecia totalmente fora do contexto que vivíamos, nas matas angolanas...