quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

OS MORTOS DA NOSSA HISTÓRIA COLONIAL... A VERGONHA ESCONDIDA!



Eu como ex-combatente sinto uma revolta pela insensibilidade dos nossos sucessivos governantes em relação ao modo como deveriam e podiam tratar este sensível processo! Não quero acreditar que não haja meios financeiros disponíveis para o levar a cabo! Eu acredito que seja desinteresse e desconhecimento do que está em jogo!
Se necessário fossem, voluntários para no terreno para executar esta obra das nossas memórias colectivas, era só dizer e não faltariam meios humanos! Eu próprio era capaz de o fazer...
Neste caso Moçambique, mas também em Angola seria digno um trabalho destes em cooperação com os governos Moçambicano e Angolano, um final sério já que quer queiramos ou não a História está feita e não vale a pena fingir de que estes eventos não aconteceram!
Seria o mínimo que Portugal poderia fazer para encerrar esta ciclo histórico!
Pensem nisso senhores que mandam neste País!

6 comentários:

  1. Para quando o reconhecimento, que a pátria deve aos ex-combatentes?
    O mais facil é esperar pela morte de todos eles. Essa será a maneira mais expedita?

    ResponderEliminar
  2. Pois é caro Manuel, este País do faz de conta, tem complexos com o seu passado e é isso que me indigna... mas mais tarde ou mais cedo alguém irá abanar essas consciências!
    Abraço,
    Jorge madureira

    ResponderEliminar
  3. Olá Jorge, vim retribuir sua gentil visita a meu blog.
    Acompanho há algum tempo as memórias do Manuel Aldeias e fico feliz em conhecer um pouco mais dessa história por seu intermédio também.
    Realmente é triste ver pessoas que enfrentaram tantas adversidades pelo seu país, sendo tratadas com descaso.
    Voltarei mais vezes com certeza :)
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. OLá Regina, obrigada pela tua visita, penso que já de volta das tuas férias...espero que em boa forma! É nesta interacção que conseguimos debater as nossas ideias e para mais com raízes comuns! Este tema ainda vai dar muito que falar aqui por Portugal, porque temos de assumir de uma vez por todas de que a nossa História não é feitas só de vitórias! É esse o trauma de algumas almas que se recusam a ver a realidade das coisas, Enfim...
    Um abraço para a Ti!
    Jorge madureira

    ResponderEliminar
  5. Caros ex-combatentes/caros Portugueses.
    Pelos vistos só nós os ex-combatentes, e talvez uma parte dos portugueses, se sentem indignados com o comportamento dos governos portugueses, pelo menos aqueles que por cá passaram depois de Angola e Moçambique, deixarem de ter as guerras civis internas.
    O mal disto é que estes fulanos nunca foram submetidos á guerra que nós fomos, e só olham para o umbigo deles. E juram estes tipos lealdade e dedicação á Pátria. Gasta-se tanto dinheiro tão mal gasto, será que um pouquinho desse mal gasto não seriam suficiente para, repatriar aqueles companheiros nossos, que este país abandonou, quando da sua morte ao serviço da Pátria, é triste tantos anos depois ainda nós ex-combatentes lutamos para que Portugal traga para solo Pátrio, aqueles nossos colegas que morreram na guerra e foram por lá deixados e abandonados.
    Governantes deste país, sejam dignos dos cargos que ocupam, e façam justiça a este caso e deem dignidade áqueles que morreram ao serviço da Pátria e que foram por lá deixados e abandonados nas suas sepulturas. Façam isso, para que, "Honrai a Pátria, que a Pátria vos Honrará" tenha realmente algum sentido.

    Um grande abraço para todos os ex-combatentes.
    Um ex-combatente de Angola.

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda me lembro, de um menino, que tirou, carta de moto, sem saber andar de bicicleta.....sabes, quem foi?????.....Em Maquela, COM UMA MOTA AMARELA???

    ResponderEliminar