terça-feira, 6 de julho de 2010

IMAGENS E CENARIOS DA "GUERRA"!

Cena em Ponte de Zádi, noite de fados, interpretado e tocado por um sargento do agrupamento de Engenharia que nos vieram abrir um poço de água potável bem junto ao rio Zádi para abastecer o quartel e que segundo nos dizia, lisboeta de gema e habitual nas noites alfacinhas no Bairro Alto! Uma figura que não mais esqueci porque urbana e de boa convivência... uma face mais alegre dos tempos de guerra!Ao lado esquerdo o Sargento Alentejano de gema, de seu nome Madeira, com ar reflexivo, atrás com o dedo no ar sou eu e á direita com ar pensador o Furriel Enfermeiro de Aveiro, bom camarada!
Este crocodilo andava a pedi-las! Todos os dias parava na mrgem do rio Zádi ao sol, perigosamente perto da ponte onde estávamos aquando das obras para a abertura do tal poço! Tantas vezes nos tentou que um dia um militar lhe "mandou" alimento um pouco indigesto através de uma G3. Aqui está o resultado! E eu armado em caçador! O bicho metia medo!
O Hospital de Maquela do Zombo, já no ano 2008...recuperou a sua dignidade e serventia á população da Vila!




Uma das entradas para Maquela vindos de Sul para Norte -1973 julho

Outra perspectiva da foto acima.




As "máquinas rolantes" última geração que tínhamos ao nosso dispôr... A viatura da direita é a tal que mais tarde se voltou de rodas para o ar num pontão perto de Zádi! Na foto vê-se um dos condutores do meu grupo e debaixo do guarda lamas o mecânico Raposo, alentejano, mas trabalhador incansável! Um exemplo!




Aquartelamento "Fazenda Costa", onde se encontrava a Companhia 3536. Fui lá em serviço e registei o momento...








O marco obelisco da "Fazenda Costa"...




Sem comentários:

Enviar um comentário