terça-feira, 6 de julho de 2010

OS ACIDENTES DE PERCURSO...NA GUERRA!


SEGUNDO AS ESTATÍSTICAS DA ALTURA, O ITEM ACIDENTES COM VIATURAS NAS ESTRADAS E PICADAS DE ANGOLA, FOI SEMPRE(INFELIZMENTE), UM NÚMERO A CONSIDERAR E CAUSADO POR DOIS MOTIVOS A MEU VER: STRESS EM AMBIENTE DE GUERRA E IMPREPARAÇÃO DE MUITOS CONDUTORES QUE AO FIM DE ALGUM TEMPO DE COMISSÃO SE JULGAVAM UNS AUTÊNTICOS "FITTIPALDIS"...

EU COMO FURRIEL MECÂNICO E COM UM PARQUE DE VIATURAS A MEU CARGO ESTAVA CIENTE DESSAS PREOCUPAÇÕES E NÃO ME CANSAVA DE MOTIVAR E ALERTAR OS MEUS CONDUTORES PARA ESSA EVENTUALIDADE!

NA IMAGEM QUE ILUSTRA ESTE TEXTO, FOI APENAS UM PEQUENO DESCUIDO AO PASSAR POR UM PONTÃO NA PICADA EM MISSÃO DE RECOLHER ÁGUA PARA O NOSSO DEPÓSITO EM PONTE DE ZÁDI, E A BEDFORD VOLANTE Á DIREITA LÁ SE VOLTOU DE RODAS PARA O AR, MAS NINGUÉM SE MAGOOU, A NÃO SER O SUSTO DO CONDUTOR...

No entanto vou citar dois casos caricatos e quase davam em tragédia e passados comigo: o primeiro foi quando na deslocação para Maquela do Zombo, na altura da transferência de aquartelamento, ao fazermos uma paragem em Vila Viçosa, eu ia juntamente com outros colegas naqueles bancos corridos e de arma(G3) na mão. O condutor ao chegar ao largo onde estacionamos, fez uma curva muito fechada e rápida e eu com o impulso senti que tinha de saltar numa fracção de segundo senão cairia desamparado no solo e ainda com a viatura a travar! Saltei, tipo paraquedista, NÃO LARGUEI A ARMA, disfarçei, e não comentei com ninguém o que esteve quase para acontecer de mau!

O outro caso, foi na ida para Ponte de Zádi, no final da transferência, íamos nós em cima da caixa de carga juntamente com bagagens e caixas, quando o condutor da CCS, perde o dominio da viatura esta sai da picada e começa a percorrer uma parte ao lado da dita e aos saltos! Sentimos todos que algo iria acontecer, e já preparados para saltar, mas incrivelmente o condutos consegue retornar á picada e sem parar continua a viagem como se nada fosse! Só em Zádi comentamos o assunto, mas já estávamos conformados com o descuido porque nada de mal acontecera...

Por estas e por outras é que eu nunca deixava ninguém conduzir as viaturas a não ser os Condutores e apenas o comandante de Companhia podia exercer essa função mas a título muito pontual!

Muitas vítimas da impreparação e imprudência se contabilizaram, passando ao lado da "gloriosa" figura de morto em combate...Livra!

Sem comentários:

Enviar um comentário