quinta-feira, 13 de maio de 2010

IDA A LUANDA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL OUTUBRO 1972


Em consonância com as atribuições dos Furrieis Mecânicos era essencial um conhecimento acerca dos planos de Manutenção e Condução das BERLIETS, camiões nova geração e que equipavam recentemente o Exército Português. Assim fui de abalada até Luanda, juntamente com o meu companheiro da C.C.S, Furriel Lages, e estivemos cerca de 2 semanas a adquirir essas competências. Na ida para Luanda fomos de "boleia" nos aviões TECO -TECO, que nos visitavam uma vez por semana,(salvo erro), para o abastecimento de frescos ao aquartelamento.

E durante a viagem ia eu atrás num espaço minúsculo, o Piloto á frente e ao seu lado o Lages. Aí reflecti na nossa pequenez a bordo de um "brinquedo" voador como aquele. Mais uma vez a paisagem luxuriante da selva angolana me deslumbrou! Algures naquelas matas espessas, andavam por lá também os "combatentes" dos movimentos que se nos opunham!

Chegamos a Luanda sem problemas e fomos mais uma vez para a zona dos quarteis, mas desta vez ficamos hospedados na messe dos Sargentos , na Avenida dos Combatentes eem Luanda.

O ambiente citadino era de completa normalidade e ausência de sinais das lutas que se travavam algures nas florestas do Norte e no Leste!

Verdade seja dita que a situação militar me parecia controlada pelos meios no terreno e com um cansaço quanto a uma resolução militar do conflito de ambas as partes! E era bom se resolvesse esta situação para o bem de todos!

Algo que chegaria dali a um ano e meio...

Sem comentários:

Enviar um comentário