domingo, 9 de maio de 2010

O COMPANHEIRISMO MAIS AJUSTADO NUM CENARIO REAL...

NA NOITE DE NATAL 1973 EM PONTE DE ZÁDI APÓS A CEIA... JÁ COM UM AMBIENTE MAIS DESCONTRAÍDO! O COMPANHEIRO QUE ESTÁ AO MEU LADO ESQUERDO É O MESMO QUE FOI TODO FERRADO PELOS MOSQUITOS NO GRAFANIL, LEMBRAM-SE? O MONTEIRO!


ZEMBA - EU EM FRENTE Á OFICINA AUTO COM AR "OPERACIONAL", MAS A MINHA PREOCUPAÇÃO ERA TER VIATURAS EM BOAS CONDIÇÕES...



A CORRIDA DE S. SILVESTRE EM ZEMBA - 01 JANEIRO 1973


Com o decorrer das semanas e meses, começamos a interiorizar que o melhor era estarmos cientes de que cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a niguém, mas não deixamos de aproveitar para um companheirismo e amadurecimento das nossas personalidades como Homens.



Embora ao fim do dia na rádio meio clandestina ouvíssemos a "A Angola Combatente" ligada ao MPLA, a retórica não nos impressionava por aí além. Tínhamos informações da situação real no terreno e sabiamos como nos comportarmos...no entanto eu desejava que este conflito se resolvesse pela via da negociação, já que sentíamos que era a situação mais desejável para resolver o conflito, tanto em Angola como na Guiné e Moçambique!



No entanto na Metrópole, Marcelo Caetano não sabia como o poder realizar, visto que estava rodeado de maus conselheiros...



Que fazer então, viver e estar atento para que nada de mau aparecesse.?



Aconteceu que no dia 01 de Janeiro de 1973,realizamos á tarde uma corrida S.Silvestre ao redor do aquartelamento, pelo lado exterior, com segurança montada e que decorreu sem problemas. Fiquei no meio da corrida, era só pelo prazer de correr e manter a forma física. Á noite um sentinela num dos torreões de segurança, e com um tempo mau,(trovoada e relãmpagos) pensou ver movimentações estranhas no exterior do aquartelamento e disparou alguns tiros, e foi um ver se te avias, a corrermos para as nossas posições de combate, armas na mão, o nosso comandante tentando impor calma e disciplina, e após umas morteiradas dadas por um grupo de intervenção dos nossos, lá voltou a calma á zona. Eu ainda continuo convencido de que a sentinela se precipitou, alguém queria apenas passar por ali sem nos incomodar...



Uma das fotos é da corrida e eu com uma visual "radical" com uma carecada á antiga!



Não houve até sairmos de Zemba quaisquer problemas similares a este que contei! (continua...)



1 comentário:

  1. eu estava la neça noite e julgo que não foi por acaso que ele disparou porque nos dias seguintes foi descoberto cama de montagem de morteiros 81 em redor do aquartelamento nessa noite estava de serviço na sanzala o alferes do Pel Mort 3029

    ResponderEliminar